sexta-feira, 25 de março de 2011

RETÁBULO - TEATRO BOM

         Vi o espetáculo,  Retábulo de Santa Joana Carolina, texto de Osman Lins, e encenação do Piollin Grupo de Teatro, direção de Luiz Carlos Vasconcelos, tema musical a cargo de Luana Lima.
         Mais uma vez, depois do inconteste sucesso do Vau da Sarapalha, Luiz Carlos e o Grupo Piolin, brindam aos espectadores com um espetáculo rico e novo, criativo, instigante e inovador
         Não sou um crítico teatral e por isso não tenho compromisso com análise alguma do trabalho. Minhas anotações são de um espectador e, a arte não é feita para os críticos, mas para os espectadores. Como tal, Retábulo me agradou: o cenário é criativo e plasticamente bonito. A iluminação, de efeitos bem construídos é também um guia do ritmo e do desenvolvimento da cena. Gostei da direção, como não gostar? Luiz Carlos é um criador de soluções novas e sabe conduzir o elenco e o público num envolvimento gratificante, mesmo com um texto que cobra muita atenção.
         O Grupo Piollin, com Everaldo Pontes, Servilio Holanda, os Lira: Nanego e Soia - presença de outros cenários, que se enriquece com Buda Lira, Suzy Lopes e Ingrid Trigueiro: Garante vida a narração.
         Um grande destaque está para o trabalho da instrumentista Luana Lima que opera um instrumento montado para o espetáculo a partir de um velho piano. Nada mais novo e magistralmente dominado. Esse trabalho põe a Paraíba em cena.
Parabéns! Vale a pena ver de novo.

Iveraldo Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário